Fariseu (do hebraico פרושים).
Era um grupo de Judeus que surgiu em II a.C. e que eram devotos à Torá. Foram os criadores das leis da sinagoga. Foram conhecidos pois criaram uma Lei Oral em conjunto com uma Lei Escrita, além disso eram opositores aos Saduceus.
Depois que houve a destruição de Jerusalém em 70 d.C. e juntamente a queda do poder dos Saduceus, cresceu a sua influência e se tornaram os precursores do Judaísmo Rabínico. Ao pé da letra, a palavra Fariseu significa: "Separado", "A verdadeira comunidade de Israel", "Santos".
Com a perseguição extremista ao Cristianismo, acabaram ganhando uma fama de hipócritas e fanáticos, que distorciam as leis para os seus interesses pessoais. Esse comportamento rendeu o adjetivo a pessoas que vivem dentro do Cristianismo más não o seguem, comumente chamados de "Fariseus".
No entanto os fariseus eram uma seita de grande influência em Israel devido ao ensino religioso e político. Aceitavam a Torá escrita e as tradições da Torá oral, na unicidade do Criador, na ressurreição dos mortos, em anjos e demônios, no julgamento futuro e na vinda do rei Messias.
Eram os principais mestres nas sinagogas, o que os favoreceu como elemento de influência dentro do judaísmo após a destruição do Templo. São precursores por suas filosofias e idéias do judaísmo rabínico.
OS FARISEUS NA BÍBLIA
- acreditavam na ressurreição, na vida eterna, o que os possibilita compreenderem os ensinos de Jesus acerca da vida espiritual.
- cumpriam as normas, seguiam rigidamente a Lei de Moisés, guardavam zelo pelas tradições teológicas, cumpriam os rituais para o culto, ostentavam devoção e fervor.
- em Lc 13:31 um grupo de fariseus adverte Jesus das intenções de Herodes.
-em At 15:5 a conversão de um grupo de Fariseus para o cristianismo primitivo
- Paulo, um dos maiores apóstolos e divulgadores da Boa Nova, era originário do grupo de religioso dos fariseus. Soube redirecionar sua cultura e conhecimento a uma nova mentalidade. Paulo reconhece: “o saber envaidece, mas o amor edifica.” (1 Co 8 1b), mostrando que o que faltava era o amor ao próximo aliado ao conhecimento de que os fariseus tinham tanto orgulho.
- Mt 23 Jesus os chama de sepulcros caiados: por fora belos, mas na verdade ocultando costumes dissolutos, mesquinhez, secura do coração e, sobretudo, orgulho.
- em várias ocasiões foram chamados de hipócritas por Jesus: homens cultos e conhecedores das Escrituras, mas ao invés desta erudição leva-los ‘a verdade, a maior parte deles seguia por caminhos equivocados.
0 comentários:
Postar um comentário