Pesquisar este blog

O Voto do Nazireu - Parte 1

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011


O Voto do Nazireu - Parte 1

Irmãos, a paz e a graça do Senhor. Começaremos hoje uma série no nosso blog sobre "O voto do Nazireu". Será dividia em 3 Partes. Hoje iniciaremos explicando 2 votos dos Nazireus, depois postaremos mais 2 votos, sequencialmente falaremos do exemplo de Sansão e logo após uma postagem sobre as consequências imediatas da consagração quebrada.

Parte 1

Para quem não sabe, a palavra Nazireu quer dizer "separado". Ele caracteriza uma pessoa que decide por si só se consagrar a Deus e se abster de algumas coisas fazendo um voto com o Pai. Os votos dos Nazireus consistiam em: abster-se de uva, não cortar o cabelo e não tocar em cadáveres(a afeição natural) e rejeitar a morte.

Hoje falaremos dos dois primeiros:

1º - O Produto da Uva (Nm 6:3-4):
O primeiro passo que o Nazireu tomava era se abter completamente da uva e de todos os seus produtos. Talvez nós nos perguntamos, por que isso? Jesus também não tomava vinho?. A resposta é que o vinho, ele simboliza a "alagria natural da vida", então, na prática, abster-se da uva significa abster-se da alegria que o mundo pode proporcionar.
No novo testamento, percebemos que o apóstolo Paulo compara o enchimento do vinho à embriaguez do vinho (Ef 5:18). Então, podemos entender melhor o significado do porque os Nazireus não tomavam vinho, eles queriam mostrar que o seu maior prazer estava nas coisas do Senhor do que nas coisas do mundo.

2º Não cortar o cabelo (Nm 6:5):
Sem dúvidas, o cabelo grande era o sinal mais evidente da consagração de um Nazireu. No novo testamento, vemos que deixar o cabelo crescer é sinal de submissão a Deus (1Cor. 11:10-14). Temos que entender irmãos, que nós hoje somos os Nazireus de Deus e devemos estar sujeitos ao Senhor e aos irmãos.
Deixar o cabelo crescer significa também desonra (1Cor. 11:4). Então por que o Nazireu deixava o cabelo crescer? Porque o Nazireu é aquele que nega a própria glória e a da a Deus. É aquele que não se importa de obedecer a Palavra de Deus e sofrer desonra em nome de Deus.
O cabelo comprido ele era um grande sinal da consagração justamente por isso, pois demosntrava submissão e obediência. Temos que entender amados, que a nossa consagração a Deus sempre envolverá a disposição em sofrer afrontas e zombarias e de nos submetermos completamente a Deus.

**No caso de Sansão, o cabelo estava relacionado também com poder. O cabelo comprimo mostrava que era um com Deus e que dai vinha sua força, da intimidade com o Pai. Depois que Sansão teve seu cabelo cortado, perdeu suas forças e passou a ser subjulgado pelos filisteus. Más falaremos de Sansão mais a frente.

- Na próxima postagem falaremos de mais dois votos dos Nazireus.

Fiquem com Deus.

Fonte: Pr. Aluizio A. Silva

By: Douglas Lopes

0 comentários:

 
Cultura Jesus | by TNB ©2010