O Voto do Nazireu - Parte 2
Boa Tarde irmãos, hoje daremos sequência à série "O Voto do Nazireu". Para quem perdeu a Parte 1, segue o link: http://culturajesus.blogspot.com/2011/01/o-voto-do-nazireu-parte-1.html
Parte 2
Como haviamos combinado, na Parte 1 falamos de 2 votos dos Nazireus, hoje falaremos de mais 2 votos extremamentes importantes. Então, vamos começar.
3º - A Afeição Natural - (Nm 6:7):
O 3º voto dizia que um Nazireu, não poderia tocar em nenhum cadáver. Irmãos, eu digo NENHUM cadáver. Vocês podem estar pensando :"-Más quem poderia querer tocar em um cadáver?". Entendam que eles eram proibidos de tocar ou velar os cadáveres dos próprios familiares. Esse voto significa que eles deveriam colocar a família em 2º plano.
No novo testamento, Jesus dizia que se alguém não fosse capaz de amá-Lo mais do que amasse o pai, a mãe, os filhos e o marido ou esposa, não era digno de ser seu discípulo. Podemos ver a seriedade desse voto.
Devemos entender que Cristo é a espada que separará pai de filhos, maridos de esposas e etc., e que nunca, ..., (irmãos eu entendo o quanto é complicado entender essa mensagem e que cada caso tem suas diferenças, más a palavra é séria e direta,) ...nunca podemos abandonar a obra de Deus por causa de pai, mãe, esposa e filhos (Lc 14:26).
Então, misturando a mensagem do Velho Testamento a partir do voto do nazireu e a mensagem do Novo Testamento a partir de Jesus, devemos entender que aquele que não consegue priorizar o Senhor e se desvencilhar dos laços familiares, não possuem uma completa consagração a Deus.
* Por favor, ser eunuco, sozinho e afastado é uma coisa completamente diferente e que poderemos abordar para frente.
4º - Rejeitar a morte - (Nm 6:6):
Além de se afastar de cadáveres, um Nazireu deveria rejeitar tudo o que traga morte. Para explicar melhor, o que traz a morte não é necessariamente aquilo de natureza pecaminosa mas é tudo aquilo que não tem origem em Deus.
Aquela pessoa que se consagra a Deus, deve ter total cuidado com tudo aquilo o que lê, vê, ouve e etc (adoro esse versículo - Fp 4:8 ). Ser consagrado ao Senhor não é simplesmente abster-se daquilo o que é pecado, o que é carne; más é rejeitar tudo aquilo o que estiver impregnado de morte.
Vamos explicar melhor:
No mundo espiritual, temos 3 inimigos, e cada um deles opõe-se a uma "pessoa" da Divindade: O diabo se opõe a Cristo (Mt 4:1-10), a carne faz guerra contra o Espírito (Gl 5:17), e o mundo se opõe ao Pai (1Jo 2:15-17). O Mundo, e tudo o que nele há, é morte diante de Deus.
Então...
Para vencer o diabo, basta repreendê-lo e resisti-lo pela fé; para vencer o pecado, basta confessá-lo e crer no poder do sangue do Cordeiro; a morte, no entanto, só pode ser vencida por comunhão e do amor do Pai.
** A Consagração é uma das principais condições para sermos usados por Deus. **
Continua...
Post By: Douglas Lopes
TOTAIS DIREITOS AUTORAIS: Pr. Aluizio A. Silva